Vamos opinar – Final Boss de Pokémon

E ai galera! Devem estar estranhando um novo post no Blog, não é mesmo? Visto que já respondi alguns comentários e até disse no meu canal sobre o porque do Blog estar abandonado.

Em resumo, eu tenho várias postagens nos rascunhos e tinha muitos projetos para trazer ao blog. Infelizmente, existe um problema constante quando eu participo de um projeto em grupo para criar um Blog…

Tudo começa lindo e maravilhoso, todos se dedicam… Mas o final é o mesmo. Do nada todos param, e quando me dou conta eu sou a ÚNICA pessoa ativa. É um peso que eu não pedi e antes de criar o Enjoy ‘n Stick eu havia conversado com o pessoal sobre minhas experiências com o Blog e que se fosse para aquilo se repetir, era melhor nem criar em primeiro lugar. Juraram que aquilo não ia acontecer…… Mas é… Aconteceu.

Se há ou não um culpado, quem está errado nessa história… Não importa. Melhor não guardar rancor. Então larguei mão e decidi me dedicar somente ao meu canal.

Mas… De alguma forma estou aqui de novo. Por que? Bem… Ainda há certas ideias, certos assuntos que eu queria escrever aqui. São coisas que eu poderia usar como conteúdo do meu canal? Sim… Mas há coisas que eu me expresso melhor escrevendo do que falando.

Mas estou fazendo isso sem compromisso algum, não pensem que o Blog vai voltar a ativa ou qualquer coisa do tipo. Mesmo que o resto do grupo decida isso, eu não vou mais confiar a tal ponto de voltar a me dedicar.

Então vamos logo ao que interessa… Final Boss em Pokémon. Em RPGs é fácil a gente definir o final boss, afinal, é o ultimo cara OverPower que você enfrenta na história principal. Mas em Pokémon é um pouco complicado…

Antes dos créditos, quem nós sempre enfrentamos é o Campeão daquela região… Mas não é unânime ele ser definido como o Final Boss, muitas pessoas gostam de pensar em certos lendários ou eventos como o desafio final do jogo.

Portanto eu vou listar ambos os casos, o campeão e qualquer outra pessoa ou Pokémon que possa se adequar. Lembrando que se você não jogou Pokémon Sun/Moon ainda e não gosta de Spoilers, sugiro que você vá zerar o jogo primeiro antes de ler o resto do texto. Esteja avisado.Vamos lá!

Green

(Red/Green/Blue/Yellow/FireRed/LeafGreen)

green-game

Green (Ou Blue… se você prefere a versão americana e contraditória do nome) é o seu rival na primeira geração da franquia e em seus remakes. É o típico rival que fica tirando sarro do protagonista e se acha a última bolacha do pacote. Mas hei… Isso é o que um rival deve fazer, e não esses rivais atuais de Pokémon que são tudo amigáveis.

Nosso rival aqui chegou tão longe em competir com você que conseguiu a proeza de vencer a liga pouquíssimo antes do protagonista Red. Fazendo dele o Campeão de Kanto que devemos enfrentar na batalha final.

Diferente de uma boa parcela dos Campeões nos jogos seguintes, Green não possui um tipo específico de Pokémon em seu time. O que da uma certa dificuldade na hora de enfrentá-lo, mas claro, também não é o campeão mais difícil de se derrotar.

Mas eu particularmente gosto dele como o “Final Boss” de Kanto, justamente porque o jogo logo de início introduz o protagonista e o rival e os dois vão se fortalecendo no decorrer da história até que os dois chegam ao “topo” de suas carreiras e tem que decidir de uma vez por todas quem é o melhor. Isso é muito mais legal que rivais que simplesmente desistem no meio do caminho ou não possuem nenhum compromisso em participar da Liga Pokémon.

Mewtwo

(Red/Green/Blue/Yellow/FireRed/LeafGreen)

150mewtwo_rg

Hoje em dia, depois que vencemos a Liga Pokémon. Existem diversos conteúdos Pós-Liga que podemos fazer, normalmente na ordem que quisermos. Mas lá na primeira geração… A única coisa que fazíamos após derrotar Green, era caçar o poderoso e lendário Mewtwo. Sendo assim, o ponto final do jogo.

De fato, até mesmo Pokémon Origins interpreta Mewtwo como o grande adversário final de Red na história, então não da para negar que esse Pokémon pode carregar o título de Final Boss de Kanto.

O problema é que como todo Pokémon selvagem… Derrotar Mewtwo é moleza. Só é necessário usar sua fraqueza ou um Pokémon de LV muito alto (Que a essa altura você já deve ter). Claro… Ele é um Pokémon lendário, você não é louco de derrotá-lo e sim capturá-lo. Como seu Catch Rate é baixo, a dificuldade muda. Mas se você é como eu que tem como regra que a Master Ball só deve ser usada no Mewtwo e nos Final Dex (Celebi, Deoxys, Arceus…) pois eles são os Pokémon que mais combinam e são dignos dela (Roaming é o caramba!) … Então sua batalha não vai durar mais do que um único turno. É… É a vida.

Lance

(Gold/Silver/Crystal/HeartGold/SoulSilver)

heartgold_soulsilver_lance

Lance era o líder da Elite 4 na primeira geração. Mas na segunda geração ele está no posto de Campeão.

Diferente de Green, ele se especializa em certos tipo de Pokémon. Neste caso… os poderosos Dragões. Embora só parte do time dele seja de tal tipo, mas isso não quer dizer que um Pokémon de gelo não possa dar conta do recado.

Existe um fato peculiar aqui… Lance é o único Campeão que as pessoas não tem o costumo de enxergar como “Final Boss”. Você ainda vence dele na liga, ainda vê os créditos… Mas o Final Boss para a maioria é uma outra pessoa…

Red

(Gold/Silver/Crystal/HeartGold/SoulSilver)

red

Johto é impressionante pois é tecnicamente dois jogos em um. Após derrotar Lance e vencer a liga, você é levado para Kanto para iniciar uma nova aventura e juntar mais oito insígnias. E o desafio final após juntar as oito insígnias de Kanto é ter acesso ao Mt. Silver.

Certo… Lá você acha alguns Pokémon raros como Larvitar. Mas a atração principal é você chegar ao topo e ser desafiado pelo treinador mais poderoso: Red.

Sim, o protagonista dos primeiros jogos é o desafio final do jogo. Antes mesmo de Yu-Gi-Oh! GX existir, Pokémon já utilizava a formula Protagonista VS Protagonista.

Red é até hoje o adversário com um time de maior nível (Desconsiderado funções como Rematch, Hard Mode de B2/W2 ou derivados de Battle Frontier onde o time é sempre LV 50 ou 100). Tendo seis Pokémon com LV 80 pra cima.

Derrotá-lo leva aos créditos assim como derrotar a liga. O que faz sentido já que tecnicamente Red era o Campeão da Liga Pokémon. Lance tomou seu lugar quando o antigo protagonista decidiu largar o posto para treinar no Mt.Silver.

Na minha opinião, Red é o Final Boss mais difícil e o NPC non-BF-esque mais desafiador de Pokémon até o presente momento. Mas claro… Se você é um jogador focado no competitivo, vai achá-lo extremamente fácil (Mas ai né… Qualquer um seria fácil).

Celebi

(Crystal)

251celebi_gs

Não… Eu não estou brincando. Para alguns Celebi também pode ser visto como Final Boss de Johto, porém, somente em Pokémon Crystal onde há um evento disponível para ele.

É claro que Celebi é o Final Dex da segunda geração assim como Deoxys e Arceus. Embora ele tem uma equivalência a Jirachi, Manaphy e Victini nas gerações seguintes. Sua posição nesse sentido e sendo o Final Dex só se iguala ao Mew, mas este nem mesmo tinha um evento dentro do jogo para si.

Eu gosto da ideia de pensar que o Final Dex é a última meta do jogo (Ao menos antes da palhaçada de Genesect e Volcanion serem distribuídos diretamente pela internet e fim) e OR/AS chegou a concretizar isso de certa forma. Mas existem dois problemas aqui…

1- Celebi vem no nível 30. Não é tão baixo quanto o Mew LV 5 do Glitch em Red/Blue, mas também não é tão alto. Eu particularmente USO a Master Ball nele por aquela minha regra, mas você facilmente consegue capturá-lo com Pokéball menos efetivas sem demorar muito.

2- O Evento dele não necessariamente precisa ser a última coisa do jogo. De fato, TUDO o que você precisa é de uma GS Ball e estar em Azalea Town. Você pode capturar Celebi antes mesmo de completar suas insígnias, capturar Ho-oh/Lugia ou vencer a Liga.

Então… Seria uma ideia legal se ele fosse o desafio final? Sim. Mas está tão digno quando o Mewtwo? Er… Eu acho que não. Mas cada um com suas escolhas.

Steven Stone

(Ruby/Sapphire/Omega Ruby/Alpha Sapphire)

steven

Steven é um dos campeões de Hoenn, mais especificamente em Ruby/Sapphire e seus remakes.

Como personagem, Steven não decepciona. É tão digno do cargo quanto seus antecessores. Mas assim como Lance, ele se foca num típico específico: Aço.

E pode ter certeza que neste caso, quase seu time todo possui esse tipo. Se você tem um bom Pokémon de fogo, provavelmente vai vencer dele rindo.

Infelizmente Steven não se mantém como o Campeão em todos os jogos. Existe um em específico em que outra pessoa chegou ao topo de Hoenn.

Wallace

(Emerald)

wallace

Toda terceira versão traz mudanças, mas mudar de campeão realmente não era esperado na época.

Sendo curto e grosso… Wallace é o pior campeão da franquia e provavelmente o mais fraco e fácil de vencer. Isso provavelmente se deve ao seu cargo em Ruby/Sapphire onde ele era um líder de ginásio. A única diferença aqui é que ele foi puramente promovido a campeão mas a dificuldade e A.I. permanece a mesma. Não teve um Up muito grande se comparado ao Koga.

A GameFreak deve ter notado isso e talvez por isso Steven retornou como Campeão nos remakes, deixando essa história de Wallace Campeão apenas como uma ponta no final do jogo.

Deoxys

(Emerald/FireRed/LeafGreen/Omega Ruby/Alpha Sapphire)

386deoxys

Sendo um lendário temível, Deoxys iniciou a característica dos poderosos Final Dex que não eram derivados do Mew. Esses sim eram, junto de Mewtwo, dignos de terem a Master Ball como a Pokéball que você vai usar sempre que liberá-lo em batalha.

Diferente do Celebi, Deoxys não deve em nada ao Mewtwo nesse cargo. Infelizmente em Emerald/FireRed/LeafGreen ele só era obtido através de eventos, não está necessariamente na história disponível do jogo. Ou seja, se você não obteve o evento, você só o enfrenta com hack.

Mas ao menos aqui, seu evento ocorre após a liga e é bem mais fácil de ser o último desafio do jogo. Apesar de ser um Pokémon poderoso no geral, ele vem no LV 30, o mesmo do Celebi. A essa altura você tem que tomar cuidado para não acabar derrotando ele.

Mas em Omega Ruby e Alpha Sapphire a Game Freak acertou direitinho. Uma coisa a se reclamar é como os Final Dex são interessante… Onipotentes. Mas tem 0 de relevância na história principal do jogo. Os remakes de R/S consertaram isso e agora Deoxys é autenticamente o Final Boss do jogo, estando relacionado ao enredo do Episode Delta. E você o enfrenta no LV 80, o mesmo de um certo Pokémon que citarei mais a frente.

Claro… Como eu uso a Master Ball nele, a batalha não vai durar mais que um turno. É por isso que quando ele aparece, eu relaxo, fico olhando para o cenário e ouvindo sua musica tema por alguns minutos antes de capturá-lo.

Cynthia

(Diamond/Pearl/Platinum)

cynthia

Cynthia é a Campeã de Sinnoh e a primeira campeã feminina da franquia. Mas quem me conhece sabe que eu não sou esses caras que puxa o saco de personagem feminina. Então quando eu digo que ela é uma boa campeã, é por mérito próprio.

Tem um time bem variado e poderoso e entrega ao jogador um desafio decente. É como uma versão mais poderosa do Green, mas abaixo do Red.

Arceus

(Diamond/Pearl/Platinum)

493arceus

A quarta geração não estava pra brincadeira e decidiu criar lendários pra lá de Overpowers em questão de lore. Eles chegaram tão longe que criaram Arceus.

Quem é Arceus? Bom, meu pequeno amiguinho fanboy do Mewtwo… Ele é o deus criador do universo da franquia Pokémon. E se não fosse por limites de Gameplay, ele poderia fazer literalmente TUDO. Ele poderia apagar sua Master Ball da existência. Ele poderia apagar VOCÊ da existência. Ele poderia pular do seu DS e dar um Judgment na sua cara.

Arceus assim como Celebi e Deoxys só pode ser obtido através de evento, mas é um ótimo adversário final, mesmo que seu evento nunca tenha sido distribuído oficialmente (De acordo com o Masuda, era complicado demais……… Porra! É só ir no mesmo lugar que capturou Dialga/Palkia! Crianças não são burras!).

Depois de escalar todo o Mt. Coronet, chegar ao Spear Pillar e tocar a Azure Flute… Uma escada divina te guia até o céu onde você enfrenta o Pokémon todo poderoso. E o cara ainda está no LV 80! Sim… Deoxys já foi citado com esse nível, mas lembre-se que nessa época não existia OR/AS ainda, ou seja, Arceus era o lendário de maior LV até então. Digno, na minha opinião. Num possível remake de Sinnoh só é válido se ele aparecer no LV 90 pra cima, convenhamos.

Sim… Eu usei a Master Ball nele também. Mas fiquei ouvindo a sua musiquinha divina antes.

Ghetsis

(Black/White/Black 2/White 2)

ghetsis

Unova quando anunciada não parecia vingar muito. Uma geração anunciada no fim de vida do DS com o 3DS chegando? Poucos botaram fé.

Mas acabou que seus jogos impressionaram muitos (Não se pode dizer o mesmo do anime… Pior temporada ever) pois acabou vindo com a premissa de quebrar vários clichês. Os protagonistas eram mais velhos com 16 anos (Os protagonistas anteriores tinham em torno de 11 anos), três Gym Leaders em um único ginásio que muda seu tipo de acordo com o seu inicial, continuações ao invés de terceira versão…

Mas as maiores quebras de clichê em questão de roteiro foram graças a Equipe Plasma. Se tem algo estranho em Pokémon é o fato de que os vilões NUNCA são o Final Boss, ao menos até antes desse jogo lançar. Digo… Olhe lá em cima, alguns dos Final Boss citados anteriormente são alguém da equipe vilã? Pois é…

A equipe vilã costuma ser derrotada na reta final do jogo mas bem antes da liga. Muitas vezes antes mesmo do último ginásio. O que os coloca bem longe do desafio final do jogo.

Mas aqui foi diferente… Quando você chega até a Liga Pokémon e está prestes a enfrentar o Campeão, eis que a Equipe Plasma surge para a batalha final. E não só isso, o líder da equipe, N, não é o vilão da história… Ele só estava sendo usado por seu pai adotivo Ghetsis… Este sim, sendo o principal antagonista dos jogos de Unova.

Ghetsis não é exatamente desafiador em batalha, mas seu ponto alto está na história. Bom, Unova em si tem como ponto alto a história, sendo a mais profunda da franquia até o presente momento. E por causa disso, Alder não estará aqui como Final Boss.

E infelizmente não teremos Genesect aqui pois é a partir da quinta geração que a GameFreak decidiu que não iria mais fazer lendários de eventos serem capturáveis in-game (Então eu simplesmente uso a Master Ball no terceiro dos lendários da capa. Kyurem ou Necrozma. Em Kalos eu uso no Mewtwo mesmo). Pois é né… Gotta Catch ‘em All pra que?

Iris

(Black 2/White 2)

iris

Muita gente esperava que Black 2/White 2 tivesse uma história no mesmo nível ou superior a B/W. Os trailers pareciam isso mas… No fim das contas o jogo voltou a velha formula das gerações passadas. A equipe vilã é derrotada antes do final e então você vai desafiar a liga e seu campeão.

As coisas nesse jogo caminham um pouco estranho na sua reta final. Marlon é o Gym Leader final mais random que já pisou na franquia, tendo relevância alguma ou qualquer background interessante. Ele só é um nadador que usa água…… É.

E parece que esse nível bizarro afetou até a escolha de campeão. Quem imaginaria que a Iris seria escolhida para ser campeã de Unova na continuação?

Essa escolha muito provavelmente foi devido ao fato de que ela era uma personagem recorrente no anime e apenas aproveitaram a imagem dela. Pois a personagem mal serve para tal cargo. Bom… Ela ao menos é mais desafiadora que o Wallace, já é um começo. E no fim das contas, um campeão do tipo Dragão é sempre bem vindo… Embora o Drayden teria sido uma escolha mais coerente, com Iris sendo a nova Gym Leader definitiva de Opelucid.

Diantha

(X/Y)

xy_diantha

Diantha é outra campeã feminina, representando principalmente o recém chegado tipo Fada (Blergh!).

Mas não digo por eu não ir com a cara do tipo que ela representa, já vi muita gente desabafando que ela é uma decepção. De fato, sua presença na história não é lá muito memorável… Eu diria que ela foi é mal trabalhada. Seria a Cynthia que não deu certo.

AZ

(X/Y)

xy_az

Já vi muita gente sendo contra classificar AZ como Final Boss de X/Y, pois apesar dele ser o adversário final da história principal, sua equipe Pokémon não foi feita para ser desafiadora e sim apenas para mostrar que o personagem decidiu encontrar seu caminho como treinador. Qualquer pessoa conseguiria derrotar AZ por mais que a vitória aqui seja opcional.

Mas a questão é… AZ ser o Final Boss é o único jeito de salvar XY nessa característica. Pois se Diantha não segura a barra, quem vai? Volcanion não está disponível no jogo fora eventos via internet. O personagem não é difícil, mas conceitualmente é ótimo como adversário final. Ele é praticamente o centro dos acontecimentos em X/Y que envolve os esquemas da Team Flare.

 

Lusamine

(Sun/Moon)

sun_moon_lusamine

Muitos provavelmente vão me questionar aqui. Pois Lusamine como a maioria dos líderes de equipe vilã, é derrotada antes da liga. Mas em minha legitima defesa eu digo que Alola funciona de forma diferente das outras regiões. Sun/Moon funciona de forma diferente dos outros jogos. Então acho digno usarmos um ponto de vista diferente aqui.

A liga Pokémon não era o objetivo principal quase o jogo todo, você nem mesmo sabia que iria ter uma liga no final. Até porque… Não iria. Foi um projeto do Professor Kukui revelado bem mais tarde.

A história gira em torno da trama que envolve Lillie e você vai se aprofundando cada vez mais nisso conforme vai passando pelos seus desafios nas ilhas de Alola.

Tendo isso em conta, Lusamine É o desfio final do que até então era a história de Sun/Moon que do nada passa a ser desafiar a liga logo depois disso. Tanto que a Lillie até para de te acompanhar a partir desse ponto.

Como se não bastasse, a batalha final contra essa mulher é bem desafiadora. Seus Pokémon são todos nível Totem e possuem IVs perfeitos (Ao menos foi o que eu li). Algo diferente daqueles que te desafiam na liga Pokémon.

Algo interessante é que tem um pouco de Black/White aqui. A história te faz pensar que a Team Skull é a equipe vilã da região… Para no fim eles serem apenas capangas da Aether Foundation. Guzma apenas segue Lusamine. É como se ela fosse um equivalente feminino do Ghetsis.

 

Tapu Koko

(Sun/Moon)

785tapu_koko

Essa me pegou de surpresa e vai pegar de surpresa muita gente que joga o jogo as cegas, sem detonado ou Spoiler.

Após vencer a liga, ver o Hall da Fama e uma longa cena final… Você irá enfrentar o guardião Tapu Koko. Sim, você vai enfrentar inesperadamente um lendário. Eu estava TÃO despreparado, sem um Smeargle com False Swipe, que eu tive que usar a Master Ball nele. O jogo não te da a opção de salvar desde a batalha com Kukui até aqui, então se você quiser fazer bonito e captura-lo na batalha final… Vai ter que ser de primeira. Pois resetar te jogará lá pra Liga Pokémon novamente.

Claro, você pode tentar captura-lo depois… Mas ai fica mais sem graça com o roteiro. Mas sim, Tapu Koko é o adversário final da história principal do jogo. Eu diria que foi uma sacada bacana… Mas o jogo podia ao menos te permitir salvar antes da batalha.

Bom… E com isso terminamos nossa rápida analise dos Final Boss de Pokémon. Nem todos são necessariamente Final Boss mas é o que muita gente gosta de interpretar.

Espero que tenham gostado.

Anúncios

2 comentários sobre “Vamos opinar – Final Boss de Pokémon

  1. Gosto da forma que você pensou sobre os considerados chefes finais da franquia, mas eu pessoalmente considero a Cynthia, Ghetsis e Lusamine os melhores, na minha humilde opinião o Red foi uma decepção, o meu time tava vinte níveis a baixo e ganhei sem perder nenhum pokemon ou usar itens, obs: time johto: Typhosion, Ampharos, Quagsire, Tyranitar, Heracross e Crobat.
    Mas os chefes realmente mais desafiadores que ninguém liga são dos jogos de Game Cube, no XD o Grand Master Greevil tem um time inteiro de 6 pokemon com 3 lendários e tu tem de pegar todos. Então sobre os lendários de evento concordo e acho isso uma merda que data os jogos e tira muito do mundo e historia do jogo.

    Curtir

  2. Que bom que você voltou a escrever, gosto muito dos seus textos, principalmente sobre pokémon.
    De fato, Green é o melhor rival da franquia no quesito rivalidade de fato, sempre à frente nos ginásios, até na liga em si.
    Red assume muito bem o posto na sequência em Johto. Lance é um cara legal, que participa da história, um Steven da 2ª gen, mas que não passa muito disso, fora das Hack ROMs de dificuldade aumentada ele não chega a ser tão desafiador assim… Lapras ri dele. Ri muito.
    Steven é realmente um ótimo “Final Boss”, tanto em história quanto em pokémons ele tem um ótimo trabalho. Não colocaria Wallace como final boss nem no Emerald, já que no fim é possível enfrentar o Steven no fundo da Meteor Falls (Red?). Talvez os tipos Aço e Rocha não ajudem muito ele (metado do time era rocha a outra metade era aço, acabei decidindo por dizer que ele usa ambos. E também seu pai é um colecionador de PEDRAS raras…).
    Cynthia é uma personagem muito bem trabalhada. Pra época foi uma campeã complicada de se derrotar, uma combinação de pokémons um tanto quanto trabalhosa. Sua participação na história também é relevante. Gosto dela.
    Definitivamente Gethesis é o melhor personagem para “Final Boss” da franquia. Não é uma batalha que você quer vencer. É um ideal que você quer provar estar certo (e que o dele não está). Seus pokémons são bons, fortes e de nível alto. Mesmo em B2W2 onde você o derrota antes da liga ele ainda é muito desafiador e um antagonista perfeito para o conceito de Final Boss. Eu colocaria N nessa lista também, ele volta em B2W2 como um Red para os jogos, talvez não mais com a mesma representatividade, mas ele ainda é alguém que se faz ser respeitado. Benga também faz o papel de trainer mais forte, mas não acho ele muito relevante.
    Encerro por aqui pq eu não joguei os 3DS ainda hehehe.
    Parabéns, excelente matéria.

    Curtir

Comente, isso nos motiva cada vez mais

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s